Você não come igual todos os dias!
Estudando epidemiologia nutricional, mais precisamente estudos populacionais sobre consumo alimentar, uma coisa me chamou a atenção: a dificuldade de captar o hábito alimentar do indivíduo, levando a erros nestes estudos!
Na verdade, o erro ocorre quando os estudos coletam apenas um dia alimentar de cada indivíduo (ou seja, os indivíduos participantes na pesquisa anotam tudo o que eles consumiram nas 24h do dia anterior - chamado recordatório 24 horas). Porém, esse método leva a erros na pesquisa, pois nós não comemos as mesmas coisas e as mesmas quantidades todos os dias! Sim, isso é verdade!
Dá uma olhadinha aqui nesses gráficos, retirados de um artigo científico sobre consumo alimentar. Neles estão descritos o consumo alimentar de um indivíduo se alimentando sem nenhum tipo de restrição e controle durante vários dias.
O primeiro gráfico é relacionado ao consumo de gordura e o segundo ao consumo de vit A deste indivíduo. Dá pra observar ali que em 4 dias de análise foram consumidas 30g de gordura; em 5 dias de análise foram consumidos 90g de gorduda; e em 9 dias de análise, o indivíduo ingeriu cerca de 70g de gordura. A respeito da vitamina A, a variação é maior ainda! Ou seja, a cada dia o indivíduo consumiu um teor de vitamina A diferente!
Vocês devem pensar assim: essa variação diária é loucura! Pois nosso organismo precisa de nutrientes diários para se manter funcionante!
Mas sabem o que é mais interessante? Quando observadas as médias semanais do consumo destes nutrientes, as quantidades ingeridas eram aproximadamente aquelas que o organismo deste indivíduo precisava!
E querem mais uma coisa interessante? A quantidade de calorias ingeridas por estes indivíduos do estudo, comendo livremente sem nenhum controle de calorias, foi semelhante na maioria dos dias, mesmo variando a quantidade de nutrientes.
Na verdade, quando comemos livremente, conforme nosso estímulo de fome e saciedade, respeitando nossos sentidos, nós ingerimos conteúdo calórico similar diariamente. Há uma leve variação diária de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos). Ou seja, em um dia comemos um pouco mais de proteína, no outro um pouco mais de gordura... E há também uma grande variação dos micronutrientes (vitaminas e minerais). Mas com o decorrer de dias ou semanas, nosso corpo adquiri os teores de nutriente que ele precisa!
Isso mesmo, gente! O que acontece é que o nosso organismo não é uma maquinaria perfeita, com estímulos mecânicos, que consume a mesma quantidade de nutrientes todos os dias! Nós temos variações emocionais, hormonais, ambientais... que nos fazem ingerir quantidades diferentes a cada dia! Mas que no fim de um certo período (semanas, por exemplo), como nosso corpo humano é maravilhoso, acabamos fornecendo ao nosso organismo tudo aquilo que ele precisa.
Além disso, isso faz todo sentido, pois cada alimento é fonte de determinados nutrientes. E como comer todos os alimentos fontes no mesmo dia?!
Como vocês já tão carecas de saber, nós temos alimentos fontes de nutrientes. Banana é fonte de potássio, fígado de vitamina A e D, laranja de vitamina C, carne vermelha é fonte protéica e de ferro, arroz e feijão fornecem qualidade adequada de aminoácidos, abacate fornece gorduras boas, peixe é fonte de ômega 3... e por aí vai! Cada alimento é constituído de nutrientes diferentes e conferem benefícios diferentes. Mas já pensou ter que comer todos no mesmo dia para alcançar os requerimentos de cada nutriente? Na verdade, é isso que as pessoas têm tentado fazer...
E aí vem a confusão! Muitas vezes quando vemos nas resportagens da tevê, revistas e tals, sobre o novo benefício de algum alimento, achamos que temos que ingerir esse alimento todos os dias...
Mas não é isso, gente! Não precisamos comer todos os alimentos fonte todos os dias! Até porque haja estômago para comer tantos alimentos no mesmo dia, e haja paciência pra tanta monotonia diariamente!
Nosso corpo permite um consumo alimentar que varia diariamente! Podemos ir acrescentando alimentos fontes dia a dia, assim com o decorrer dos dias vamos enchendo nosso organismo dos nutrientes necessários :D
Mesmo com toda essa variação diária, nosso corpo é capaz de receber os nutrientes necessários! E além do mais, ele nos mostra o que ele precisa!
Quando comemos conforme nossos estímulos de saciedade e fome, tendo uma alimentação variada, comendo de tudo, respeitando nossos desejos e vontades e nossos estímulos psicólogicos, e tendo prazer com a alimentação, nós acabamos comendo os nutrientes que nosso organismo precisa! Isso não é suuuuper interessante? Nosso corpo é super inteligente!
Um exemplo, então!
Quando morei na Irlanda, fiquei uns dois meses sem comer carne vermelha, porque estava comendo muito peixe e frango. Comecei, então, a sentir uns desejos loucos por carne vermelha, e até cheiro de churrasco eu já estava sentindo. Provável que era meu corpo me avisando que eu tava precisando de umas dosezinhas de ferro!
Outro exemplo é de um documentário sobre naufrágio que vi esses tempos, no qual um homem ficou perdido no mar sem comida. Nos primeiros 15 dias ele comia a carne de peixe, crua, é claro. Mas depois desse período, ele começou a ter desejos por comer a pele e os olhos do peixe. Sabe por que? Porque ali estavam vitaminas e minerais que o corpo estava precisando!
Nosso corpo é meeeega esperto! E nos diz o que ele precisa! Isso não quer dizer que ingerimos todos os nutrientes necessários todos os dias! Mas com o decorrer do tempo nosso corpo consegue se abastecer daquilo que ele precisa!
Mas não, gente, não estou aqui pra dizer: Bora abandonar os nutricionistas, pois esses profissionais não servem pra nada! Não é isso! hehehe
Nutricionistas são muito importantes para lhe orientar, lhe ensinar sobre a alimentação e lhe educar a seguir seu próprio corpo! Você deve procurá-lo para lhe ajudar a reestabelecer seu equilíbrio, fazer as pazes com os alimentos, e ter uma vida mais leve em relação à alimentação!
O que quero dizer é: não aceitem dieta pronta de gaveta ou planos alimentares monótonos. Exijam educação, diálogo e aprendizagem! Exijam aprender a entender seu corpo e a se alimentar sem culpa! Exijam que o nutricionista busque à saúde e não foque apenas em aspectos estéticos. Exijam que seu nutricionista lhe observe como um ser humano particular, único e diferente de todos os outros, e que merece orientações individuais, e não apenas uma dieta de gaveta que é passada para todos os outros.
Sim, você é único, seu organismo é único e seu consumo alimentar é único.
Dietas de gaveta não são para você.
Dietas de celebridades não são para você.
Dietas de revistas não são para você.
Sabe o que é para você? Um cuidado único.
Bom, gente, o que eu quero com esse falatório todo então é:
1) Nós não comemos igual todos os dias
2) Assim, seguir planos alimentares iguais todos os dias pode ser meio furado, porque ninguém aguenta tanta monotonia, e ninguém tem estômago pra comer todos os alimentos fontes de nutrientes no mesmo dia!
3) Mas quando respeitamos nosso corpo e temos uma alimentação variada, também respeitando vontades e estímulos psicológicos, com o decorrer dos dias nós preenchemos nosso organismo com aquilo que ele precisa. Nosso corpo é esperto, ele nos diz o que ele precisa.
4) Nutricionistas podem ser importante aliados, tendo papel de educador e guia, e respeitando a unidade e diferenças de cada paciente.
5) Dietas de gaveta, dietas de revista, dietas de celebridades e dietas malucas, como dietas da sopa e afins não respeitam o indivíduo, e nem a variação diária no consumo alimentar. Você, leitor, é único, e não deve copiar dietas de outros, ou receber dietas padronizadas. Elas não te respeitam, e insultam seu organismo.
Você é único. Seu dia alimentar é único.
Seus estímulos e interações são diferentes a cada dia.
Por que sua alimentação seria sempre igual?